Dicas: Pra quem acabou de pôr aparelho ortodôntico

Faz hoje 3 meses que eu pus aparelho ortodôntico fixo, e acredita, eu sei o que você sente…  Eu pus aparelho por causa que dente em cima tinha nascido mais atrás, e isso incomodava-me muito, porque nas fotos sempre parecia que eu tinha não tinha esse dente. Então eu fui no dentista e ela disse que era fácil de corrigir e que ia demorar 2 anos. Pois é muito tempo, mas passa rápido. Primeiro acabei por colocar aparelho só em cima e só 1 mês depois em baixo, assim a adaptação não custou tanto como se pusesse nos dois ao mesmo tempo. Mas pra você que acabou de pôr (ou ainda vai..) eu vou dar algumas dicas sobre tudo o que eu sei sobre aparelhos:

Na minha opinião, apenas quem tem percebe como custa ter aparelho. Mas calma! Também é bem legal! Você vai ter uma relação de amor e ódio com o seu aparelho, mas pra você perceber melhor essa relação eu explico:

-Nos primeiros dias, eu não vou mentir: dói.. Você quase nem consegue comer coisas sólidas e é difícil se distrair da dor, isto acontece porque seus dentes ainda não estão acostumados ao aparelho. Claro que se você quiser “fugir” -dessa dor pode pedir à sua dentista que te aconselhe e talvez ela te receite um remédio ou até alguma “técnica”, mas isso depende de você. Isto também pode acontecer sempre que você for apertar ou trocar os arames. Mas não se preocupe, passa rápido e vão poder voltar a comer normalmente.

-Durante a utilização: Agora parece que o aparelho sempre fez parte de nós e às vezes até esquecemos que ele existe… Eu fiquei um pouco chateada, embora eu já soubesse, que não podia comer pastilhas elásticas e que tinha de beber menos refrigerantes e sumos para não estragar o aparelho, mas no fim você vê que isso até pode contribuir mais pra sua saúde. Agora uma coisa que de certeza vai acontecer: Você vai ficar com comida presa no aparelho, eu sei isto é uma situação bem chata, mas resolve-se. Provavelmente o seu dentista lhe vai oferecer um kit com uma escova (própria para quem tem aparelho), pasta dos dentes, um escovilhão (usado para limpar entre os brackets), etc. Então para resolver é bem simples lavar os dentes, logo depois da refeição. Assim você garante uns dentes limpos (que é muito importante quando se usa aparelho, principalmente para evitar cáries, gengivas inflamadas, etc) e não fica com aquela sensação desagradável de comida presa. Agora, um conselho: curta bem seu aparelho, tire bastantes fotos, pois acredite passa muito rápido, e também porque eu acho que todo mundo fica mais fofo com aparelho. E você ainda vai ter a oportunidade de usar várias cores de elásticos, resumindo vai ser bem divertido.

Quando for tirar: Pois como já devem ter percebi, eu ainda não cheguei nesta fase. Mas pelo que ouvi, é uma sensação um pouco estranha, pois já não existe nenhum metal segurando seus dentes, apenas seus dentes direitinhos. E provavelmente, você vai ter que usar um aparelho de contenção, que impede que os seus dentes voltem a ficar “tortos”. Claro que a utilização deste aparelho vai ser muito menor (apenas alguns meses).

E vc? Tem ou já usou aparelho? O que achou? 

Beijos da Ju ❤

2 comentários sobre “Dicas: Pra quem acabou de pôr aparelho ortodôntico

Deixe um comentário

